PortuguêsEnglish

Planos de Segurança da Água

Assegurar a proteção da água para consumo humano ao longo de todo o sistema de abastecimento é o objetivo primordial das entidades responsáveis pelo abastecimento de água.

A monitorização da qualidade da água para consumo humano na torneira do consumidor apresenta limitações decorrentes de uma monitorização de "fim-de-linha", ou seja, apenas permite aferir se a água distribuída é segura (ou insegura) depois de já ter sido consumida.

“The most effective means of consistently ensuring the safety of a drinking-water supply is through the use of a comprehensive risk assessment and risk management approach that encompasses all steps in water supply from catchment to consumer. In these Guidelines, such approaches are termed water safety plans (WSPs). (...) The primary objectives of a WSP in ensuring good drinking-water supply practice are the minimization of contamination of source waters, the reduction or removal of contamination through treatment processes and the prevention of contamination during storage, distribution and handling of drinking-water.” 

Guidelines for Drinking-water Quality. 3rd Edition, World Health Organization 2004

Adotar uma abordagem integrada que identifica e gere de uma forma pró-ativa os riscos desde a captação até à torneira do utilizador é essencial.

A implementação de um Plano de Segurança da Água permite assegurar um fornecimento contínuo de água segura e com qualidade.

O que é um Plano de Segurança da Água?

É uma ferramenta de avaliação e gestão de risco em sistemas de abastecimento de água, proposta pela Organização Mundial de Saúde, que privilegia uma abordagem preventiva. Identifica riscos no sistema de distribuição de água, desde a origem até à torneira do utilizador, prioriza esses riscos e implementa controlos para mitigá-los. Introduz também processos para validar e verificar a eficácia do sistema de controlo implementado e a qualidade da água produzida.

Porquê implementar um Plano de Segurança da Água?

A implementação de um Plano de Segurança da Água traduz-se numa gestão de risco com criação de valor.

Permite a otimização do desempenho e produtividade das entidades responsáveis pelos sistemas de abastecimento de água pois identifica de forma muito objetiva os riscos, as medidas de prevenção e controlo, direcionando eficazmente recursos humanos e financeiros.

Os procedimentos e as práticas subjacentes à implementação de um Plano de Segurança da Água permitem ainda às entidades responsáveis pelos sistemas de abastecimento de água demonstrar, de forma auditável, aos seus utilizadores e a todos os stakeholders do setor, que estão comprometidos na salvaguarda da proteção da saúde pública assim como na sustentabilidade do serviço que prestam.

A implementação desta metodologia apenas é possível comum a equipa sempre atualizada e dedicada. Por essa mesma razão, a Acquawise Consulting articula os seus recursos com o de parceiros nacionais e internacionais especializados nesta área para apoiar as entidades gestoras na:

  • Implementação de Planos de Segurança da Água
  • Revisão de Planos de Segurança da Água

Para a Acquawise Consulting a gestão de riscos não passa necessariamente por gastar mais dinheiro, mas numa alocação mais eficaz dos recursos humanos e financeiros para proteger a saúde dos utilizadores e reforçar a reputação da entidade.

Para mais informações, contacte-nos!



Contactos

+351 962 014 668
+351 919 788 284